31 dezembro, 2009

Final da Nascar 2009

O aluno melhor que o mestre













4º título consecutivo de Jimmie Johnson 

Imagine que atingiu o topo da carreira na sua profissão e, no auge, decide ajudar um jovem aprendiz seu colega. O aluno aprende com você, o mestre, e em pouco tempo, o jovem fica fora do seu controlo, executa com autonomia o trabalho, sobe de promoção em promoção e supera-o na hierarquia de tarefas da empresa, conquistando o respeito e simpatia de todos.
Isto é uma amostra do que Jeff Gordon passou com Jimmie Johnson, um dos melhores de sempre na história da Nascar que em 2009 acrescentou 4 títulos consecutivos à sua conta pessoal. Melhor que ele só o lendário Richard Petty... que os americanos começam a esquecer. 


Texto: SpeedTV, tradução e adaptação de Ricardo Ferreira


Quando perguntaram ao decano Jeff Gordon como lidou com o sucesso do seu colega na Hendrick Motorsports, foi esta a sua resposta: "Não é fácil estar no meu lugar. Jimmie e eu somos amigos, mas podemos ser melhores amigos, de 15 ou 20 anos de agora em diante. Porque agora, eu sou um concorrente que como qualquer outro, que o quer sempre vence e não como quando quiser abandonar as corridas. "
No início desta década, Jeff Gordon era o único proprietário da Hendrick’s Motorsport, foi por quatro vezes campeão da Sprint Cup e sempre julgou que Jimmie Johnson seria um piloto fadado ao sucesso, mas jamais imaginou que a maior ameaça à sua carreira viria dos seus colegas californianos que tanto gostava de ajudar. E a Hendrick’s é hoje uma equipa monumental, com os Chevrolet oficiais partilhados por Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr.,Jimmie Johnson e Mark Martin.


A PASSAGEM DE TESTEMUNHO…


Jeff Gordon compartilhou quase tudo com Johnson: deu-lhe conselhos, relatou-lhe as suas experiências passadas, ensinou-o a transmitir o comportamento do carro aos técnicos…
“Eu tinha auto-confiança suficiente no que faço, quando vencemos, sabemos sempre que podemos vencer mas nunca desisti de lutar por uma equipa melhor… e o Jimmie fazia parte dessa estratégia.” Com o passar do tempo, Jimmie Johnson e o seu actual chefe de equipe Chad Knaus, transformam-se na unidade mais imbatível no desporto para lá do Atlântico e ganham o estatuto de maior equipa de todos os tempos da Nascar. Desde 2006, três campeonatos consecutivos vão para o bolso de Jimmie Johnson, aproximando-o do palmarés pessoal do seu colega do Chevrolet Impala nº24.
Comparando os resultados do mestre e do aluno Jeff Gordon segue altamente competitivo ao longo das últimas épocas, mas não ao nível que já foi. As últimas quatro temporadas renderam-lhe nove vitórias (incluindo seis em 2007), ou seja, os mais magros resultados de sempre na sua carreira. Em igual período, Johnson ganhou 28 corridas, três campeonatos e pisou caminho em direcção ao seu quarto título consecutivo na Nascar.
Distante dos seus melhores tempos, o mestre Gordon defende hoje outros interesses para além da pilotagem. É agora co-proprietário da equipe de Jimmie Johnson na Nascar e sabe que o seu ex-aluno lhe tem negado vitórias e campeonatos em potencial. Sendo certo que Jeff Gordon não deixa de sentir com isto alguma frustração, reconhece ter havido algum impacto na sua actual relação com Johnson. "Houve alguma alteração à nossa amizade, não há nenhuma dúvida sobre isso", disse ele. "Nós somos concorrentes na pista. Eu não vou para uma pista e lhe dou pancadinhas nas costas a dizer-lhe o quanto bom ele é, ou atiro frases dos estilo “És o melhor " quando o que realmente quero é vencê-lo.”
"... Há definitivamente alguns momentos desafiadores em cada dia de corrida e reconheço que, para mim, torna-se cada vez mais difícil ir felicitá-lo por uma vitória e raramente o faço porque estaria a ser injusto comigo mesmo. " Naturalmente, porque como o seu colega também Gordon continua ainda a perseguir os recordes do lendário Richard Petty!
Quanto a Johnson, admitiu no fim de semana no Texas, que, de certa forma, também ele ficara surpreendido por essa ausência de felicitação de Jeff, atitude que nos outros concorrentes aceita com naturalidade. Afinal, o seu relacionamento pessoal tem evoluído através de uma série de mudanças na vida - e de níveis de competição - ao longo dos anos.
"Não há dúvida de que, nos últimos anos a concorrência entre nós tem sido mais intensa", disse Johnson. "Na Califórnia, íamos a correr para as provas e quando eu era um novato era natural que precisasse de assistência e ajuda. Passávamos muito tempo juntos, ambos tínhamos casado recentemente e procurávamos ambos divertir-nos também nas corridas. Isso certamente ajudou à nossa amizade.” E hoje, essa relação mantem-se?
“Hoje eu acho que ainda temos uma amizade muito forte. Ele provavelmente está certo quando me diz que nos devemos manter competitivos e que temos ser como somos, que estamos em pista é para competir e para realizar as nossas carreiras profissionais, devendo ignorar o lado da amizade. Por isso, eu não tenho a certeza se 'tensão' é a palavra correta. Em pista, há menos foco no lado pessoal e da amizade. É mais uma relação de trabalho mas fora dela acho que continuamos bons amigos". Jimmie Johnson é rápido ao elogiar Gordon pelo seu papel no desenvolvimento e manutenção de ambos os lados dessa relação – defendendo que esta passou agora para um nível mútuo de amizade e respeito.

O “MESTRADO” DO Nº 48


“Olho para ele e dou-lhe crédito pela sua atitude ao longo dos anos, a amizade e a nossa relação de trabalho deu certo…acho", disse Johnson. "Vi-o ao início como qualquer jovem piloto, cheguei e achei logo que ele era o veterano, vi-o como o mais sábio de nós os dois… Hoje penso que somos os dois experientes, dependi a início da forma como ele lidou com as coisas, aprendi como haveria de reagir e agir sozinho. Isso devo-o a ele com certeza. Por tudo isto, foi-se mantendo uma grande dose de respeito entre os dois.
Quanto ao que ele diz hoje, concordo em pleno que a nossa amizade irá crescer de novo quando os dois pendurarmos o capacete e passarmos a aposentados, ou coisas assim. Agora não há qualquer problema com a nossa amizade, falamos cordialmente fora das provas grandes amigos. As nossas vidas mudaram muito, somos ambos casados, ele tem uma filha jovem e leva a sério o seu papel de pai… faz parte da vida. Seguimos direcções diferentes, é só isso mas a nossa amizade apesar de menos visível ainda existe. Essa é a coisa mais importante. "
É verdade que nas últimas semanas a relação entre os dois agudizou-se. Na derradeira fase da Chase, que define em meia dúzia de corridas de Sprint Cup o futuro vencedor em 2009 do Nascar – poucos pilotos passam à Chase que dará o título de campeão Nascar – ficando como candidatos ao título os que obtiveram melhores pontuações. Neste período, Gordon queixou-se que sentia os seus carros como de "segunda categoria", em comparação com os de Johnson, e tem-se farto de responder a perguntas sobre por que razão a sua equipe não funciona ao mesmo nível para dois, apesar de terem ambos os mesmos recursos e equipamentos. E o facto é que tanto os seus colegas Jimmie Johnson como Mark Martin – o veterano, apesar de disporem de mecânicas semelhantes estiveram sempre muito competivos – ao ponto de disputarem até a poucas provas do fim este campeonato. Sabendo-se que Gordon vê tudo o que faz o n. º 48 da equipe, que conhece todas as instalações, condução e dados e dados do seu colega. “Isso torna ainda mais frustrante o meu trabalho.” No entanto, Jeff Gordon continua a acreditar na sua experiência e na sua equipa." Está certo de que ainda pode bater Johnson e promete não desistir.
"No final de cada dia, eu respeito-o, porque sei de tudo o que ele passou para chegar à sua posição actual, acho que é uma grande pessoa e um grande piloto.” Quanto à Hendrick’s Motorsport “Sei que muito devemos a ela nos nossos resultados, é ela que nos empurra para cada vitória, que tem ajudado a melhorar este desporto. Estou grato por isso e não tenho pesar nenhum sobre coisa nenhuma."

O Filme

Os Resultados da Nascar 2009







Classificação Final da Nascar Sprint Cup
1º Jimmie Johnson / Chevrolet (Hendrick's Motorsport), 7 vitórias, 6.652 Pts.
2º Mark Martin / Chevrolet (Hendrick's Motorsport)    , 5 vitórias, 6.511 
3º Jeff Gordon / Chevrolet (Hendrick's Motosport)       , 2 vitórias, 6.473

Classificação Final da Nascar Nationwide

1º Kyle Busch / Toyota (Joe Gibbs Racing), 7 vitórias, 6.652 Pts.
2º Carl Edwards / Ford (Roush Fenway)    , 5 vitórias, 6.511
3º Brad Keselowski / Chevrolet (Phoenix)  , 2 vitórias, 6.473

13 dezembro, 2009

Notas Soltas

10 dezembro, 2009

Comparativo Auto - Compactos

Um comparativo com quatro compactos desportivos, revela-nos distintas filosofias de construção, performances acima da média talhadas para distintos usos e níveis de equipamento que apenas vão encontrar em alguns stands de automóveis. Mas, apesar das diferenças, todos os quatro carros deste ensaio da "Auto Motor Und Sport" assentam num denominador comúm: com preços exclusivos só ao alcance de algumas bolsas e com performances de elevado alcance.

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.