07 junho, 2008

Mundial F1 - Mónaco

Segunda vitória para o intérpido Hamilton

Sexta prova do campeonato mais importante do automobilismo, o GP do Mónaco teve como vencedor Lewis Hamilton, o jovem piloto britânico que mais controvérsia provocou até hoje num paddock de Fórmula 1. Nascido e criado para os monolugares desde o tempo dos kart, envolvido numa luta sem quartel com o espanhol Fernando Alonso na tentativa de conseguir o lugar de primeiro piloto da McLaren, Lewis Hamilton foi "atirado às feras" por Ron Dennis.
Na verdade, quando o Director do Team McLaren/Mercedes lhe deu um lugar na equipa em 2007 e logo no ano de estreia na F1 de Lewis Hamilton, Ron Dennis começou a "queimar" a carreira do jovem promissor piloto, permitindo a sua entrada numa publicidade patética, fazendo em 2007 a pior gestão de provas que alguma vez fez na F1 ao deixar de fazer a sua voz de comando em muitas corridas, piorando as coisas ao deixar ir até às últimas consequências (o Tribunal Desportivo da FIA) o caso de espionagem entre os seus técnicos e a Ferrari. Assim, Dennis que até então tinha sido um gestor de gabarito no mundo da F1, parece-me que "queimou" de uma assentada dois pilotos que tinham tudo para dar no imediato: Hamilton e Alonso. Perdeu na secretaria o titulo para a McLaren Mercedes, perdeu o lugar de um piloto bi-campeão do mundo com táctica de corrida que jamais Kovalainen igualará, remeteu Hamilton para uma posição comprometedora depois de ganhar tudo o que havia para ganhar até atingir a F1, comprometendo Dennis com tudo isto a sua própria equipa, hoje se calhar pouco merecedora de ter no monolugar a famosa estrela da Mercedes. Por tudo isto, 2008 talvez fosse o ano mais apropriado para o próprio Ron Dennis ceder o seu lugar. Dennis está desfazado do electrizante e espectacular mundo da F1, está lento para tomar decisões de corrida e... mais importante... está a tramar a vida a qualquer piloto. Deve-se reformar!!
No Mónaco e numa corrida de multiplos toques, o intérpido Lewis Hamilton tocou por uma vez os rails do principado (6ª volta), mas voltou a provar ser um piloto combativo e lutador que em confronto directo, consegue de facto ser o melhor. Se o mágico Ayrton Senna fosse vivo, decerto passaria pelo paddock para o felicitar Hamilton pela sua vitória monegasca, não só pelo tempo que recuperou a Robert Kubica (BMW Sauber) e Felipe Massa (Ferrari) depois dos dois reabastecimentos, mas também porque nem um furo lento - provocado nos destroços do carro de Nico Rosberg travou a caminhada infernal de Hamilton para uma vitória inesperada.
Segue-se agora o citadino GP do Canadá (ver Vídeo) onde a Ferrari, McLaren/Mercedes e Sauber/BMW voltam a entrar em liça pela vitória, numa corrida onde o piloto campeão do mundo da Scuderia Ferrari, Kimi Raikkonen, vai querer recuperar os pontos perdidos no Mónaco, mas terá que estar tudo a cem por cento porque... recordo, foi precisamente em Montreal que o britânico Lewis Hamilton venceu o seu primeiro grande prémio em 2007.
Ricardo Ferreira

Classificação do GP Mónaco
1º L. Hamilton (GB); 2º R. Kubica (PL); 3º Felipe Massa (BR); 4ºMark Weber (AUS); 5º Sebastian Vettel (D)

Sem comentários:

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.