22 agosto, 2009

ANTEVISÃO F1




Fórmula 1 regressa em Valência

Após um curto período de descanso, o Campeonato de Fórmula 1 regressa este fim-de-semana em Valência, partindo-se para a segunda parte do mundial com Jason Button e a Brawn GP – Mercedes, a sentirem a sua liderança cada vez mais ameaçada face ao ascendente dos Red Bull – Renault de Sebastien Vettel e Marc Webber. Ricardo Ferreira

Em Valência, no espectacular traçado citadino que acolhe o GP da Europa, outro dado curioso de observar serão os desempenhos de dois "outsiders" deste mundial 2009, refiro-me a Lewis Hamilton (McLaren/Mercedes) que diz ter por objectivo para esta segunda parte do mundial "obter o número máximo de vitórias até ao fim do campeonato" e a Kimi Raikkonen (Ferrari) que terá por colega de equipa o veterano Luca Badoer, antes do regresso de Filipe Massa no GP do Brasil. Tanto o actual campeão do mundo Hamilton, como o finlandês Raikkonen, como ainda Fernando Alonso (Renault), estão praticamente fora de cogitação para a obtenção do título no Mundial de F1 em 2009 – a mudança de regras (que ainda ninguém percebeu) na F1 deu um ascendente (suspeito) à Brawn GP de Ross Brawn, que conta com uma insuperável vantagem pontual quando ainda estamos distantes do fim do mundial – situação que retirou grande parte do interesse deste campeonato.
O desinteresse já manifestado pela BMW em participar no mundial de 2010, a ameaça durante semanas a fio da Ferrari em se retirar do mundial, as opções das equipas Williams e Force India em não aderir à FOTA (entidade representante dos teams de F1), são factos que espelham uma Fórmula 1 em bolandas, onde ninguém sabe o dia de amanhã com a competividade retirada da acção de corridas onde o autor da pole-position e o líder inicial quase sempre se consagra vencedor. Se há crise, então senhor Max Mosley, porque razão não limita o combustível nas corridas, provocando dois reabastecimentos em corrida, "ensinando os pilotos a poupar combustível até ao final de cada corrida" e tornando imprevisível o final de cada prova. Seria uma forma inteligente de devolver a espectacularidade de outros tempos à Fórmula 1 senhor Mosley, valorizando o trabalho das equipas. Veja o que se passa nas corridas da Nascar senhor Mosley, ou lembre-se das corridas espectaculares a que assistimos nos tempos de Gilles Villeneuve, Alain Prost e Ayrton Senna.
Sr. Max Mosley, faça alguma coisa pela Fórmula 1!
Fernando Alonso foi multado em 51 milhões de dólares por "condução perigosa" no último Grande Prémio.

EQUIPAS DE F1 AINDA LONGE DO CONSENSO COM A FOTA
As equipas e construtores da Formula 1 continuam longe do consenso, de tal foram que todas as decisões tomadas entre a FIA (Federação Internacional do Automóvel), a FOTA (Associação dos Construtores/Equipas de F1) e os proprietários dos direitos comerciais da competição mestra do desporto automóvel (leia-se televisões, circuitos e patrocinadores oficiais da F1), não passam de pré-acordos de cavalheiros, sem qualquer valor jurídico. Senão, vejamos, como a confusão impera:
A FOTA, entidade que apesar de não ter entre os seus associados as equipas Force India e Williams, não se coibiu de declarar que "todas as equipas, com excepção da BMW, firmaram um acordo que une a FIA, a FOTA e os proprietários de direitos comerciais".
Ora, sendo esta uma afirmação não a cem por cento verdadeira, como é que o dito documento acrescenta (citação) estar "garantida a participação de todas as equipas até final de 2012." Até esta data, todas os associados da FOTA assinaram voluntariamente um acordo para a "regulação dos custos", algo que substitui a polémica proposta de Max Mosley de acordo com a qual "a actual competição de F1 deveria baixar aos níveis de 1990 comprometendo-se as equipas a minimizar os seus custos progressivamente. Mas, uma ou outra proposta
SAÍDA DA BMW E PIQUET DE "MALAS AVIADAS"
Contrariando a recomendação da FOTA, as equipas Red Bull e Williams recusaram-se neste período de férias a testar o novo carro antes da prova de Valência, no final do mês de Agosto. Quanto à Ferrari, a equipa foi buscar ao museu o seu carro de colecção de 2007, acertou a aerodinâmica e o controlo de tracção, calçou uns pneus slick novos e partiu para testes no circuito de Mugello o que até é uma forma sábia de contornar o regulamento.
Por último, a notícia bombástica dos últimos tempos é a saída –confirmada – por parte da BMW da F1. Algo que está a provocar mexida profundas no mercado de pilotos.
Nelson Piquet Jr. ouviu das boas de Flávio Briatore no seio do Team Renault, mas, curioso ou não, é que o jovem piloto brasileiro não se importonou nada com isso… já convencido que o seu pai vai tomar conta do Team Sauber, após a saída da BMW. Com 20% de acções na Sauber, será que o ex-campeão mundial Nelson Piquet vai estar à altura de gerir uma equipa de F1, como actualmente o faz na GP2?

12 agosto, 2009

NOTICIAS







Badoer substitui Filipe Massa

Ainda em recuperação das contusões que sofreu no Hungaroring, provocadas por uma mola de 800 gramas que se soltou de um Brown GP a cerca de 250 km/h e o atingiu na cabeça partindo uma fracção do seu capacete, Filipe Massa será substituído no GP de Valencia pelo veterano Luca Badoer. O regresso de Michael Schumaker aos comandos do Ferrari, está assim posto de lado e depois das numerosas parangonas que apontavam para essa possibilidade, um comunicado do próprio piloto alemão eslarece: "Ontem informei o Presidente Luca de Montezemolo que, infelizmente, não estarei em condições fisicas de substituir o Filipe."
Desaconselhado pelos médicos a voltar a sentar-se num monolugar de F1 em face das lesões cervicais ao nível do pescoço, devido a uma queda de moto em Fevereiro ao conduzir uma desportiva superbike, esta opção do alemão deixou o patrão da escuderia italiana entristecido, que para tirar Schumacher da reforma estaria disposto a desembolsar cerca de 5 milhões de dólares!
Em consonância com o director técnico Stefano Dominicali, a solução encontrada por Montezemolo acabou por ser bastante mais económica... aproveitando os préstimos de Luca Badoer, actual piloto de testes da Ferrari e que fez a sua última prova em 1999, ao volante de um Minardi-Ford.

03 agosto, 2009

SUPERLEAGUE - DONINGTON


FC Porto arrasou em Donington Park

Na segunda manga da terceira jornada da Superleague Fórmula, competição onde participam os principais clubes de futebol do mundo, Tristan Gommendy levou o carro do FC Porto à vitória, chegando Pedro Petiz ao segundo lugar no monolugar verde e branco do Sporting Clube de Portugal. Depois deste brilharete das cores lusas no mítico circuito de Donington Park, segue-se a jornada portuguesa... Todos ao Estoril!!

INDYCAR - KENTUCKY

Ryan Briscoe assume liderança


O booster de acréscimo de potência por meio eléctrico adoptado este ano na Fórmula 1 e logo abandonado pela generalidade das equipas, o denominado KERS, tem agora um sistema alternativo. Com a potência extra de um novo dispositivo, Ryan Briscoe regressou às vitórias e chegou a líder no campeonato Indycar.



Do outro lado do Atlântico, mais propriamente na oval de 1,5 milhas do Kentucky, na última jornada da IndyCar Series, a Honda, fornecedora única de motores deste campeonato americano, estreou o sistema 'Push-to-Pass', baseado numa centralina (ECU) capaz de debitar 20 lances de potência extra equivalentes a meia volta ao circuito. Deste modo, os pilotos dos monolugares americanos, têm de 5 a 20 CV de potência de potência ao dispor, pressionando um simples botão no volante.




A primeira parte da corrida de 200 voltas à pista do Kentucky Speedway, foi equivalente a um longo bocejo de sono num dia quente de verão, ou seja, tudo menos interessante, porém, à medida que se aproximava do seu final, os dez primeiros envolveram-se em intensos duelos, usando com frequência a potência extra do booster.



Vindo da terceira posição na grelha de partida, Ryan Briscoe do Team Penske, levou a melhor sobre Ed Carpenter para obter a sua segunda vitória deste ano, na frente de Carpenter e Tony Kanaan. À 90ª volta o actual líder do campeonato Scott Dixon e Marco Andretti, estavam no topo da corrida, mas tudo mudou quando Carpenter viu nos espelhos a aproximação dos Penske de Helio Castro Neves e Brian Briscoe. Castro Neves, numa velocidade consistente acabaria surpreendido pelo seu colega Briscoe, que perto da bandeira de xadrez ultrapassou Ed Carpenter. Com este vitória, Briscoe assume a liderança do campeonato, na frente de Scott Dixon, Dario Franchiti e Helio Castro Neves.



Destaque ainda para as 'performances femininas' de Danica Patrick e de Sara Fisher, respectivamente 8ª e 12ª nesta prova, assim como o 4º lugar de Helio Castro Neves que assim retorna às posições cimeiras depois do longo jejum desde a sua vitória nas famosas 500 Milhas de Indianapoles, equivalente a um prémio monetário de 1 milhão de dólares!



O Vencedor – # 6 Ryan Briscoe / Team Penske

O piloto australiano venceu a primeira prova de Formula Indy este ano, participou com um Porsche RS Spyder nas 24H de Daytona, é admirador confesso do seu conterrâneo Jack Brabham e quer concorrer noutras modalidades como o MotoGP. No Team Penske, é colega do brasileiro Castro Neves.


Ficha da Prova

1 Agosto – 12ª prova de 17

Indy 300, Oval Kentucky Speedway

Perímetro: 1,5 milhas

Distância: 200 Voltas

Próxima prova: Indy 200 / Mid-Ohio

Classificação final

1º Ryan Briscoe
2º Ed Carpenter
3º Tony Kanaan
4º Helio Castro Neves
5º Graham Rahal


77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.