20 março, 2010

Indycar - São Paulo

Will Power, o melhor "sambista" de S. Paulo


Em vez do habitual autódromo de Interlagos os responsáveis da Indycar Séries escolheram para a abertura da época de 2010 um circuito urbano, desta vez nas ruas de São Paulo e com a zona de boxes e linha de meta traçados no Sambódromo da mais populosa cidade do Brasil. Will Power foi o vencedor-surpresa da corrida, fustigada pela chuva e repleta de acidentes que afastariam da vitória o primeiro líder de 2010, Dário Franchiti, e o piloto brasileiro vencedor da famosa Indianápolis 500 há um ano atrás, Hélio Castro Neves.
Baixada a bandeira verde o primeiro incidente ocorreu logo na curva 1, onde entre um amontoado de carros ficaram logo fora da corrida Marco Andretti e Mario Moraes. Depois, à volta 75 foi a vez duma tempestade varrer a secção Anhembi da cidade, surgindo a bandeira vermelha e sendo a corrida parada por um período de 36 minutos.



ELAS INVADEM A INDYCAR
Por esta altura, a conhecida Danica Patrick - já vencedora duma prova de Indycar - ocupava a sexta posição e surgia destacada entre as outras três mulheres presentes na prova paulistana, a loiraça brasileira Bia Figueiredo e a bela suiça Simona de Silvestro (duas estreantes oriundas da Inylights), a par da jovem venezuelana Milka Duno.


Danica Patrick


Ainda em relação à arrasadora morena Danica, a norte-americana que há uns anos troucou as passereles de passagem de modelos por uma carreira nos automóveis, corre este ano nos monolugares da Indycar e na Nationwide - categoria dos carros de série do campeonato Nascar. Como sempre desafiadora, Danica Patrick não se coibiu na última prova da Nascar de mandar um valente "tomas" pela janela para o piloto que lhe tocou na traseira do seu Chevrolet Go Daddy.com, atirando-a para fora de pista. Mas, mesmo com o carro feito num harmónio, a valentia de Danica veio ao de cima, terminando a prova na 36ª posição!
Imaginem se ela fizesse Fórmula 1!!

O Filme





DESFILE DE CAMPEÕES  
Na volta 54 foi a vez de Ryan Briscoe ir de "nariz" contra a barreira de pneus na curva 7 e entregar a liderança para Ryan Hunter-Reay. Porém, quatro voltas bastariam para Will Power superar Hunter-Reay, diminuindo segundo a segundo a sua diferença. Este duelo seria determinante para o desfecho final e à volta 61 Will Power passava a cruzar a linha de meta 1,858s à frente. Esta foi sem dúvida a vitória principal da carreira do Power (a segunda apos Edmonton, em 2009) e 36ª na IndyCar Series da equipe Penske.







"Foi um dia fantástico", disse Power, acrescentando: "Eu tenho a certeza que foi uma corrida emocionante para os fãs." Vitor Meira terminou em terceiro, seguido de Raphael Matos, Dan Wheldon e Scott Dixon. Quanto ao vencedor da IndyCar Series em 2009, o campeão Dario Franchitti, este terminava a prova em sétimo devido ao molhe de despistes no sambódromo de São Paulo. Mas na memória dos paulistas, para além dos acidentes, não fica por certo esquecida a prova de Ryan Hunter-Reay, ele que como Ryan Briscoe (ex. Penske Marlboro) já tinha brilhado na abertura da época de 2009 nas ruas de St. Petersburg, na Flórida. Briscoe fazia este ano a sua estréia com a Andretti Green Racing. Raphael Matos, estreante da última temporada, registou o seu melhor resultado e Dan Wheldon, no carro n º 4 da Guarda Nacional Panther Racing também tinha razão para estar feliz depois de concluir a primeira prova de '09 ano passado com o seu monolugar preso num emaranhado de tubos no alto de uma rua em St. Petersburg.


Dixit:
Hunter-Reay: "O país e os fãs são tão apaixonados pela corrida e tudo isto foi um grande show que colocamos no ar. É para isto que servem os circuitos de rua, mesmo temporários como este."
Dan Wheldon: "Este resultado demonstra que nós trabalhamos realmente duro como um grupo. Foi uma corrida emocionante e isso é muito bom para a IndyCar Series."
Will Power, referindo-se às modificações de última hora na pista: "As melhorias que eles fizeram para a pista na noite passada eram como a noite e o dia."
Um jornalista: "Antes da chuva cair, mais pessoas estavam assistindo a esta corrida que qualquer outro programa no Brasil, de acordo com a classificação real da TV Bandeirantes."
Classificação final:
1º Will Power / Team Penske 61 voltas
2º Ryan Hunter-Reay / Andretti Autosport
3º Vitor Meira / A.J. Foyt
4º Raphael Matos / Dragon Racing
5º Dan Wheldon / Panther Racing
6º Scott Dixon / Team Ganassi
7º Dario Franchiti / Team Ganassi
8º Mike Conway / Dreyer Racing
9º Hélio Castro-Neves / Team Penske
10º Tony Kanaan / Andretti Autosport

Próxima prova: GP de St. Petersburg, 28/03/10

Sem comentários:

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.