09 dezembro, 2007

Memórias de África


Conheci uma África pacata, quase sonulenta, mas também uma África que despertava todas as auroras com a “movida” dos merengues ainda a mexer… E tenho saudades dessa África distante a que nunca voltarei, dessa África de sabores a abacaxis, a banana e…carambola, a fruta que eu todos os dias “surripiava” da árvore do meu colégio na Catumbela.

Conheci essa Àfrica de odores, de paladares e de linda mulatas, mas sabia que do outro lado do merengue, outros Fados se entoavam.
Sabia que havia fuba e pirão para matar a fome na sanzala dos montes da Catumbela, desconfiava que o comboio que passava ao lado de minha casa, trazia com ele os últimos suspiros coloniais na sua lenta máquina a vapor. E sabia que o meu irmãozinho estava um Angolano feito… trocando no beiral da nossa casa, miniaturas de automóveis que o meu pai lhe comprava por carrinhos de arame dos seus amigos negros.
Eu, era o irmão mais velho, o puto-regila por excelência!
Depois do colégio, depois do hino, das orações e das reguadas como “suplemento” do programa escolar, eu seguia um plano estratégico que a família nem sequer desconfiava: fugia com os amigos para mergulhar no rio entre lavadeiras e jacarés, arrebentava com a mesada dos pais em doces e no cinema (vi um cem numero de vezes filmes do”Trinitá – Cowboy Insolente “ e “Jesus Cristo Superstar”), e para cúmulo, desfiz várias vezes a bicicleta (oferta da minha 3ª Classe) nas corridas de descida nos montes da Catumbela onde o primeiro prémio valia 100 escudos – que davam para comprar mais doces e ver mais filmes no velho cinema.
Eu, afinal, era um bom sacaninha! O meu pai, trabalhava que nem um desgraçado ao lado de nossa casa, assegurando a manutenção das oficinas da maior açucareira de Angola. O Cassequel era a “guloseima de Angola”, levou-me consigo muitas vezes orgulhoso do seu ofício, mas com tantas naluqueiras entre percarias, caçadas e saltos de Jeep, que algo me fazia desconfiar que aquilo não duraria sempre.
Ele e eu tinha lá bons amigos, era estimado e apreciado pelos negros, saia de casa nem que fosse às tantas da noite para socorrer um negro – aflito como o que eu testemunhei… porque a mulher estava a dar à luz e precisava de urgentemente ser assistida no hospital… E tanto quanto me lembro…vivia feliz! Tão feliz como naquele dia em que se esqueceu de um copo de wisky, em cima da mesa da sala de estar… que a minha querida irmã “Belita” bebeu e se enfrascou aos 7 anos de idade!
Era um bom Pai, autoritário e malvado mas que tinha também os seus momentos bons (muitos) e que nunca esquecerei… as voltinhas na sua Honda CB 175 quando conduzi pela primeira vez uma moto; o kart do primo Germano que eu experimentei na rua à frente da nossa casa; as idas a sós para a praia da Restinga (Lobito) onde ia namoriscar; toda o ambiente dessa minha África que para sempre ficou registada na minha memória – como um romance que lemos para a vida inteira!
Eu também era um bom Filho. Afinal, era o irmão mais velho de três irmãos, talvez o mais destemido e inconformado, talvez porque ele me ensinou a ser assim, talvez porque todas as histórias de África contadas pelo meu pai tinham um lado intrigante como toda a África… linda e misteriosa, como essa mulata de olhos verdes e ripas que um dia também me voltou a cabeça. Ele, o meu Pai, é hoje um reformado “remediado”, é como a maioria dos reformados “remediados” portugueses… remeteu-se à sua escrita de recordações, espera pacientemente que os anos lhe levam a memória e atira com toda a espécie de recordações para o mundo virtual. Merecia… muito mais que isso!
Eu, só fui mau numa coisa: quando assumi o benfiquismo latente nesse ano de 1973, em Angola, e desafiei o seu sentido Sportinguista. E não me arrependo!

DO FURRIEL FERREIRA AO BIO-DIESEL DA SOCRACIA
Foi Furriel-meliciano em África, bateu-se por uma Pátria que o esqueceu em vez de lhe dar Louvores, foi atirado para fora (ou para a Reforma) por este Estado-Miséria gerido pelos “Capangas” do Socialismo caduco que nasceram no Emirado de António Guterres. Sinceramente, acho que até quando em Angola ele me pos como Pioneiro do M.P.L.A. (Movimento Popular de Libertação de Angola) ele e eu pertencíamos a um Estado mais Democrático que o da actual Socracia. E, que incoerência é esta da Cimeira EU/África, com o nosso primeiro e “amigo” Sócrates a dar batidinhas nas costas dos líderes africanos à procura de quem lhe aceite a sua fábrica de Biodiesel… Esteja atento ao que se passa cá por casa com o Comércio Tradicional. O Povo agradece-lhe essa atençao neste Natal!

Sem comentários:

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.