20 abril, 2010

Campeonato Nascar - Flórida 8 / 36 Provas

Hamlin candidato ao título 

A exemplo do que tem sucedido, devido à chuva a Samsung Mobile 500 também foi adiada para segunda-feira. Denny Hamlin, em Toyota, foi o vencedor e Jimmie Johnson segundo, após intenso duelo com Jeff Gordon. Este último, companheiro na Hendrick's Motorsport / Chevrolet, foi quem mais tempo liderou (124 voltas) uma das mais animadas corridas até hoje feitas na oval de Texas Speedway.
Tradução e adaptação de Ricardo J. Ferreira/com Nascar.com 


A oitava jornada do campeonato Nascar decorreu em Daytona Beach, na Flórida. Denny Hamlin surgiu ainda a recuperar da operação em 31 de março à lesão do ligamento cruzado do joelho esquerdo. De forma inteligente, o piloto de 29 anos da Joe Gibbs / Toyota aproveitou a carambola no final da corrida que afastou vários pilotos da frente - incluindo o próprio Jeff Gordon - para vencer a sua segunda corrida da época, décima no seu palmarés. Ao contrário do sentimento de uma outra canção popular, dias chuvosos e segundas-feiras parecem levantar o ânimo de Denny Hamlin... que venceu três das últimas quatro corridas de Sprint Cup ocorridas segunda-feira.
Com sete interrupções por acidentes as 334 voltas ao Texas Speedway foram plenas de emoção. Hamlin chegou a líder após "roubar" o comando a Jeff Burton no reinício de corrida da volta 323, das 334 previstas. Jimmie Johnson reiniciou a sua prova nessa fase em quinto, e perdeu algum terreno no tráfego, antes de iniciar uma inimaginável recuperação nas últimas seis voltas.

LOTARIA NO TEXAS...
Com este triunfo, Denny Hamlin subiu de 18º para 11º na classificação da Sprint Cup, reafirmando o estatuto de candidato ao título na categoria. "Este não é o tipo de pista onde as pessoas pensam que nós somos fortes", disse Hamlin, que antes de vir à Florida rodou durante 376 voltas em Phoenix dez dias depois da operação ao joelho. "Nós sempre afirmámos que somos uma equipe para pistas curtas, mas quando ganhamos em Homestead no ano passado, era um sinal que alguma coisa estava a mudar. "Sei que temos bons carros. Estamos apenas a rodar, procurando melhorar sempre mais e trabalhando para estarmos presentes na Chase do final do ano e, quando esse momento chegar, estarmos no topo". A Chase é a derradeira fase do campeonato Nascar, uma espécie de quartos-de-final como no futebol, onde quem até lá amealhou os pontos suficientes fica presente e se candidata ao título de campeão.
Jimmie Johnson, que ultrapassou quatro opositores e que cruzou a bandeira de xadrês 0.152s atrás do vencedor Hamlin, acha que a bandeira vermelha, que durou 20 minutos e 28 segundos devido ao acidente na volta 318, pode ter arruinado as suas chances de vencer. "Acho que ficamos 'presos' por muito tempo e o desgaste sobre os pneus da frente aumentou substancialmente", disse o segundo classificado na oval texana, que ampliou a sua vantagem no campeonato para 108 pontos sobre Matt Kenseth, que terminou em 20º. "Perdi muitos lugares neste acidente. Quase bati nos muros nas curvas 1 e 2, tentando parar e os meus pneus ficaram bastante mal tratados. O piloto do Ford justificou assim a sua modesta classificação."
Kyle Busch, companheiro de Hamlin na Joe Gibbs Racing, terminou em terceiro, seguido por Kurt Busch e Kasey Kahne, que anunciou na quarta-feira que tinha assinado um contrato de longo prazo com a Hendrick Motorsports para o final da temporada. Mark Martin, Kevin Harvick, Dale Earnhardt Jr., Martin Truex Jr. e Greg Biffle completaram os dez primeiros.

O DUELO JIMMIE JOHNSON VS. JEFF GORDON
Rivais de longa data, Jimmie Johnson e Jeff Gordon entregaram-se a um duelo sem tréguas onde pareceram mais concorrentes adversários do que reais parceiros na Hendrick´s Motorsports. Quando Gordon, que nesta corrida totalizou 124 voltas no comando, remeteu Jimmie Johnson para o segundo lugar, saindo da curva 4 na volta 240, o contacto entre os dois Chevrolet deixou mais do que uma simples marca de pneus na frente do lado direito do carro n º 24 e, mais que isso, o carro de Gordon ligeiramente instável; depois, o contacto a uma volta do fim com o muro, tornou o veterano piloto no "azarado do dia".
Mas na fatal volta 317, muito mais gente ficou de fora. Tony Stewart que bateu na traseira de outro carro, outro "Chevy" no muro, causando um acidente múltiplo que pôs fora da corrida vários outros pilotos e carros: Jamie McMurray, Carl Edwards, Juan Pablo Montoya, Paul Menard e Clint Bowyer.


Classificação final
1º Denny Hamlin (Joe Gibbs / Toyota), 334 voltas em 3h25m34s
2º Jimmie Johnson (Hendrick's / Chevrolet), 334
3º Kyle Busch (Joe Gibbs / Toyota), 334
4º Kurt Busch (Penske Racing / Dodge), 334
5º Kasey Kahne (Richard Petty / Ford), 334
6º Mark Martin (Hendrick's / Chevrolet), 334


Pole: Tony Stewart (Chevrolet) , 28'224s
Melhor volta da corrida: 30,13s
Velocidade máxima: 293,034 km/h 

Notas Soltas

ACIDENTE NA VOLTA 317


Tony Stewart: "Eu era como um pêndulo, e eu perdi o carro e fui de encontro ao lado direito de Gordon e, em seguida, chegamos ao ponto em que ninguém podia fazer nada para escapar."
Dale Earnhardt Jr.: "Alguém foi colocado na linha de três voltas em 1 e 2, e que me levou onde desarrumada meus pneus, e que começou. A culpa foi minha. Eu me sinto terrível com isso, fazer algo estúpido como este . Eu não pretendia perder o carro, mas é cem por cento minha culpa. "
90.000 NAS BANCADAS... NUMA 2ªFEIRA
Com as corridas de Nationwide e Sprint Cup "reservadas" devido ao mau tempo para Segunda-feira, o programa de corrida foi um rodopio e apenas uma hora separou as corridas das duas categorias. Apesar de ser início de semana e dia de trabalho normal, o Texas Motor Speedway registou a presença de 90.000 pessoas nas bancadas!!  
ESTATÍSTICAS
Denny Hamlin venceu a sua décima corrida no Texas, num total de 159 participações na Sprint Cup 
Kyle Busch (terceiro) conseguiu o seu melhor resultado de 2010.
Kasey Kahne (quinto) quebrou uma seqüência de três corridas consecutivas fora do top 15.
Greg Biffle (décimo) terminou no Top 10 em sete, das oito corridas de 2010. 
Desde à muito que no Texas Motor Speedway se não registavam tantas mudanças de líder, num total de 29. O anterior recorde remonta ao ano 2000.


E se a moda pega...


4 pilotos Toyota sancionados
Os responsáveis da NASCAR emitiram penalizações severas para os carros nº 13, nº 47, nº 00 e nº 56 das equipas que competem na Sprint Cup, como resultado das violações cometidas no Estado do Texas Motor Speedway.
Desse modo, Robert "Bootie" Barker, o chefe de equipa do carro n º 13 de Max Papis, e Frank Kerr, chefe de equipe da equipe n º 47 de Marcos Ambrose, foram cada um multado em 75.000 dólares e colocados em liberdade condicional NASCAR até 31 de dezembro, por violarem as secções 12-1 (acções prejudiciais para as corridas de stock car); 20 2.3A (peso adicional sem aprovação); 20-7 (todos os componentes do sistema de arrefecimento do motor deve ser aprovado pela NASCAR antes de serem utilizados na competição) e 20-7.3A (radiador de montagem; falta de apresentar componentes) da Sprint Cup.
Também os proprietários dos automóveis, Robert Germain (No. 13) e Tad Geschickter (No. 47), foram ambos penalizados com a perda de 50 pontos no campeonato de construtores por violarem as secções 12-1 e 20-2.3A. também os pilotos Max Papis (No. 13) e Marcos Ambrose (No. 47) foram penalizados com a perda de 50 pontos no campeonato por violarem as secções 12-1 e 20-2.3A.
Rodney Childers, chefe de equipe da equipe n º 00, e Pat Tryson, chefe de equipe da equipe n º 56, que cada um foi multado em R $ 25.000 e colocado em liberdade condicional até 31 de dezembro por violar as secções 12-1, 20-7 e 20 7.3A.
De acordo com os responsáveis técnicos da Nascar, todas estas violações ocorreram durante a pós-qualificação e inspeção do dia 16 de abril.
O QUE DISSERAM AS EQUIPAS
"NASCAR indicado estávamos correndo um lado, um radiador pan, que não tinha sido oficialmente apresentado para aprovação. Aceitamos a decisão da NASCAR e não vai recorrer, porque não podemos discutir se a peça foi apresentada, só se a parte necessária submissão" Cal Wells, vice-presidente executivo da Michael Waltrip Racing, afirmou em um comunicado. "Isso nos dá uma clara linha de visão sobre como as peças devem ser apresentados para aprovação. Vamos trabalhar diligentemente com NASCAR no futuro em todas as peças novas para assegurar que isso não aconteça a MWR novamente."
Geschickter foi chamado a pena "excessiva", mas compreende a decisão da NASCAR.
"Embora a pena se sente excessivo para um aparente mal-entendido sobre a apresentação de uma peça, nós também entendemos NASCAR tem a polícia do esporte e do Estado rigorosamente para manter um nível de igualdade entre as equipes", Geschickter disse em um comunicado. "Vamos trabalhar arduamente para garantir que não haja mal-entendidos no futuro. Estamos concentrando nossa energia em girar em torno de nossa época e ganhar corridas com o piloto Marcos Ambrose.

Sem comentários:

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.