29 setembro, 2009

ANTEVISÃO / GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL

Rossi a caminho do sétimo título de MotoGP




O início da época de 2009 de Valentino Rossi e de mais uma defesa do título viu-o assinar dois segundos lugares atrás dos mais fortes rivais Casey Stoner, no Qatar, e Jorge Lorenzo, no Japão.

Os resultados foram sinal da continuada consistência do italiano aos comandos da competitiva Yamaha M1 desde o final de 2008 e ao longo do Inverno, mas Rossi não gosta de começar em segundo. Assim, brilhou no Grande Prémio de Jerez de La Frontera, em Espanha, ali obtendo a primeira vitória do ano e logo num dos mais coloridos GPs. Se a sua prestação na Andaluzia foi brilhante, então a de Le Mans, no GP de França esteve longe daquilo que nos acostumámos a esperar do "Doctor 46" - o italiano caiu na complicada corrida molhada e seca quando trocou para slicks um pouco cedo demais e depois mudou de moto mais duas vezes antes de terminar em 16º.
Ver terminar uma sequência de sete anos de triunfos em Mugello, atrás de Stoner e Lorenzo, também não lhe caiu bem e Rossi pressionou os mais directos rivais na ronda seguinte em Barcelona. A sua ultrapassagem na última curva de Montmeló viu-o levar a melhor sobre o companheiro de equipa Lorenzo no final de uma grande batalha entre os dois, isto enquanto Stoner mostrava os primeiros sinais da sua doença mistério com o australiano a não conseguir mais que um distante terceiro lugar. O trio deixou a Catalunha em igualdade de pontos na frente do campeonato, mas Rossi voltou a aumentar o ritmo com uma excelente prestação desde a pole na Catedral do Motociclismo, deixando Lorenzo na sua sombra no famoso traçado de Assen enquanto o italiano somou a 100ª vitória em Grandes Prémios.

ROSSI AVANÇA PARA O TÍTULO MAS COM LORENZO NA SOMBRA!

Com a entrada na segunda metade do campeonato, Lorenzo manteve a pressão no topo e os dois pilotos da Fiat Yamaha voltam a estar no pódio em Laguna Seca, com Rossi agora em segundo e Lorenzo em terceiro, atrás do renascido Dani Pedrosa na moto do Team Honda Repsol. Na viagem à Alemanha para a nona jornada do campeonato assiste-se a mais um duelo Rossi/Lorenzo, com o italiano a bater o seu companheiro de equipa espanhol por apenas 0,099s.
Diante da inoperância de Pedrosa - algo abaixo dos seus resultados de 2008 devido à sua lesão este ano - é o seu colega de equipa que brilha na equipa da marca alada. Depois de um bom conjunto de resultados, Andrea Dovizioso estreia-se a vencer no MotoGP, e Randy de Puniet e Colin Edwards terminam também no pódio na última visita do mundial a Donington Park. Porém, Valentino Rossi ainda consegue aumentar a sua vantagem no campeonato. Após queda na pista molhada e seca, volta a montar a sua Yamaha M1 e termina em quinto depois de largar da pole, isto enquanto Lorenzo cai e desiste, Pedrosa é nono e Stoner 14º – a última corrida do australiano até ao momento desde que está enfermo. Assim, a caminho de Brno, o "Doctor 46" tem uma margem de 25 pontos sobre Jorge Lorenzo.
A viagem até à República Checa foi o fim-de-semana perfeito para Rossi na pista onde se estreou a ganhar nos Grandes Prémios em 1996, nas 125cc. O italiano somou mais um triunfo desde pole, enquanto o seu colega Lorenzo sofre a segunda desistência consecutiva. Dois fins-de-semana mais tarde, em Indianápolis nos EUA, Rossi tenta repetir a histórica vitória na estreia da pista em 2008, mas acaba por cair e desistir sendo então a vez de Lorenzo conseguir um brilhante triunfo. A diferença de pontos volta aos 25 quando faltavam cinco corridas e torna-se cada vez mais visivel que o título mundial só pode ir parar às mãos de um dos dois pilotos da Fiat Yamaha, ambos com a moto mais competitiva deste ano... a melhoria da Honda é visível na segunda metade do mundial mas insuficiente para superar a rápida M1 de Iwata... apesar do esforço financeiro a Ducati  mostra pouco desenvolvimento e a Suzuki segue pouco competitiva. E assim, não surpreende que em Misano se assista a mais uma dobradinha de Rossi e Lorenzo, a quarta de 2009, o que levou o piloto da casa a ir para a paragem de quatro semanas com 30 pontos de vantagem antes das corridas do Estoril, Phillip Island, Sepang e Valência.
É nesta situação que a caravana do mundial chega ao GP de Portugal, com Rossi apostado em obter o seu sétimo título na categoria rainha, sabendo de antemão o Campeão do Mundo que Lorenzo – que vai continuar na Fiat Yamaha em 2010 – vai continuar a oferecer luta até à última jornada.

Sem comentários:

77 vitórias do "46"

É obra!

A quatro jornadas do termo do campeonato, Valentino Rossi conta com 30 pontos de avanço para o segundo classificado, aproximando-se cada vez mais do seu sétimo título mundial de MotoGP/500 e de todos os recordes do mítico Giacomo Agostini. Na soma de triunfos, o piloto italiano do Team Fiat-Yamaha totaliza 77 vitórias em MotoGP/500cc e 103 outros tantos êxitos nas três classes do Mundial de Motociclismo (MGP, 250cc, 125cc), para além de 47 poles em treinos e 61 voltas rápidas. E talvez pensando nisto tudo e uma pausa de verão, Valentino fez as malas e foi visitar o mítico TT da Ilha de Man. (Veja o Vídeo)

WRC



Campeonatos do Mundo e Internacionais 2010



Campeonato / Nº Provas / Classificação actual



Fórmula 1



IndyCar



A1 GP



Mundial Ralis -WRC



WTCC Turismos



Motociclismo MotoGP



Mundial Superbikes



Indycar



Nascar - Sprint Cup



Nascar - Nationwide



AMA Superbike



AMA Supercross



Motocross MX1



Motocross MX2






Calendário Desportivo

19/09/09 » IndyCar Motegi (JAP)
20/09/09 » FIA GT Portimão (POR)
26/09/09 » F1 GP Singapura (CHI)
03/10/09 » MotoGP Estoril (POR)
» F1 GP Suzuka (JAP)
» WRC Rali RACC (ESP)
» Motocross das Nações (ITA)
10/10/09 » IndyCar Homestead (EUA)
17/10/09 » MotoGP Phillipe Island (AUS)

» F1 GP São Paulo (BRA)
24/10/09 » WRC Rali Walles (GB)
» MotoGP Sepang (MAL)
» SBK Portimão (POR)
31/10/09 » GP Abu Dhabi (UAE)
07/11/09 » MotoGP Valência (ESP)
22/11/09 » GP de Macau (CHI)
29/11/09 » TT Baja de Portalegre (POR)

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Ken Block, o "Cascadeur"

Ken Block, o "Cascadeur"
Natural da Califórnia, 41 anos, praticou skateboard, snowboard e motocross, estreando-se em 2005 no Campeonato de Ralis dos EUA, concluindo o ano como 3º do Gr. N e com o prémio de "rookie do ano". Já como colega de Travis Pastrana nos Subaru WRX STi em 2006, Block terminou a época com duas vitórias e em 2º do nacional... antes de se dedicar em exclusivo às mais radicais provas de perícia automóvel. Ganhou notoriedade e fama, quando bateu o seu amigo Colin McRae nos X-Games Rali da Califórnia. Se for facilmente impressionável, não veja o seu vídeo

Campeonatos do Mundo

Mundial de Ralis
1º Mikko Hirvonen (FIN) 68 Pts.
2º Sebastien Loeb (FRA) 65

3º Daniel Sordo (ESP) 44
4º J-M Latvala (FIN) 31
5º Hening Solberg (FIN) 27


Estatística Fórmula 1
Títulos Mundiais e Vitórias
(desde 1950)

Mundial Pilotos
M. Shumacher (ALE) 7 Títulos / 91 Vitórias
J. M. Fangio (ARG)................ 5 / 24
A. Prost (FRA)......................... 4 / 51
A. Senna (BRA)....................... 3 / 41
J. Stewart (GB)....................... 3 / 27
N. Piquet (BRA)...................... 3 / 23

J. Clark (EUA)........................ 2 / 25
N. Mansell (GB)..................... 1 / 31
D. Hill (GBR / 1 título) 22

Mundial Construtores
Ferrari 15 Pts., Williams 9, McLaren 9,
Lotus 7, Brabham e Cooper 2


Estatística Mundial de Ralis
Títulos e vitórias
(desde 1973)
Mundial Pilotos
S. Loeb (FRA)......4 / 52 Vitórias
M. Gronholm (FIN)...2 / 30
C. Sainz (ESP)............2 / 26
C. McRae (GB)...........1 / 25
T. Makinen (FIN).....4 / 24
J. Kankkunen (FIN)...4 /23
D. Auriol (FRA)..........1 / 20
M. Alen (FIN).............1 / 19
H. Mikkola (SUE)......1 / 18

Mundial Construtores
Lancia 73, Ford 65, Peugeot 48,
Subaru 47, Citroen 47, etc.